terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sobre Cavaleiros e Dragões

O mundo nerd ao qual pertenço é recheado de histórias que de alguma forma se repetem em games, quadrinhos, animes e mangás e RPG`s. Uma muito comum envolve um cavaleiro escolhido pelo destino (pode ser um garoto estudante se for japonês) e um terrível dragão que ameaça a paz de todos. O interessante é que não há muita discussão, o bem e o mal são facilmente definidos.

Percebo que utilizamos o mesmo padrão para nossas vidas. Salvo raríssimas exceções, nos vemos como cavaleiros de nossa própria história. Somos sempre os mocinhos. Aqueles que se opõem a nós são os vilões, nossos dragões.

O problem surge aí. Somos 6,6 bilhões de cavaleiros e quase nenhum dragão. Mas espera aí? Onde estes estão? São os outros, aqueles que em suas históris são heróis. Mas, se outros são dragões e cavaleiros, não seremos nós também? É fácil sermos nossos mocinhos, mas nas histórias de outros, somos os vilões. Ou seja, a Branca de Neve só é a heroína pois a perspectiva da história está nela. Se fossemos observar pela perspectica da madrasta, a Branca seria uma vilã, junto com seus 7 amiginhos.

O quanto somos negativos na vida de outras pessoas? Quantas pessoas nos magoam sem se darem conta?

6,6 bilhões de histórias. 6,6 bilhões de cavaleiros. 6,6 bilhões de dragões. Um planeta, uma chance, uma vida... difícil.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário